clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 19/05/2003 11h45min

Pelo menos quatro pessoas morrem em novo ataque suicida em Israel

Israel voltou a ser palco de um ataque suicida nesta segunda, dia 19. No segundo atentado do dia, uma mulher teria detonado explosivos presos ao próprio corpo em um shopping center cidade de Afula, no norte do país. Pelo menos quatro pessoas, entre elas a suicida, morreram. Dezoito ficaram feridas. Ainda não foram divulgados maiores detalhes do episódio.

No início do dia, um terrorista palestino em uma bicicleta se explodiu perto de um posto do Exército, na Faixa de Gaza. Três soldados foram levemente feridos. O ataque ocorreu perto do assentamento judaico de Kfar Darom, no centro de Gaza.

A Rádio do Exército informou que o terrorista se aproximou de um jipe militar e detonou a carga. A facção militar do movimento radical islâmico Hamas assumiu a autoria do ataque. O Hamas é o principal grupo por trás de uma série de atentados contra israelenses nos últimos dois anos.

Nesse domingo, dia 18, um homem-bomba matou pelo menos sete pessoas em um ônibus em Jerusalém. Outro suicida detonou seu cinto de explosivos em uma barreira policial perto do ônibus atingido, mas não deixou feridos.

Na noite de sábado, um militante matou dois colonos judeus na Cisjordânia. A investida ofuscou o encontro entre o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, e seu par palestino Mahmoud Abbas. As conversas em Jerusalém poderiam ser um sinal para saber se o plano para paz apoiado pelos Estados Unidos tem ou não chances de êxito.

A questão principal é quem vai dar o primeiro passo no plano de paz de três fases que Washington desenhou, como uma nova oportunidade de acalmar os ânimos na região após o fim da guerra no Iraque. O plano contempla um estado independente palestino até 2005 e segurança para Israel.

Sharon e o palestino irão retomar as negociações para o plano de paz liderado pelos norte-americanos após a visita do primeiro-ministro de Israel à Casa Branca nesta semana. O encontro foi adiado depois de o líder israelense ter suspendido a viagem aos EUA.

As informações são da agência Reuters.

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.